Câmara de Sintra quer fechar <br>21 escolas básicas

Segundo uma proposta apresentada ao Conselho Municipal de Educação, a Câmara Municipal de Sintra prepara-se para encerrar 21 escolas do 1.º ciclo, ou seja, 20 por cento das 103 actualmente em funcionamento no concelho.
Como refere a CDU em nota de imprensa, esta informação encontra-se dispersa por diversos documentos e anexos da carta educativa. No documento principal são referido menos equipamento do que em alguns anexos. «Esta decisão – sem qualquer sustentação de carácter pedagógico – revela a falta de projecto educativo para o concelho de Sintra», comenta a coligação.
A CDU exige uma ampla discussão da Carta Educativa, envolvendo os agrupamentos de escola, as associações de pais, as juntas de freguesia e a população em geral para que se definam as soluções para a situação do parque escolar do concelho.
A coligação alerta que o documento não prevê nenhuma calendarização para o encerramento das escolas. As novas construções têm datas previstas para entrar em funcionamento, mas são completamente irrealistas. Por exemplo, a entrada em funcionamento da ampliação da EB1 de Rio de Mouro e a construção da EB1/JI de Monte Abraão estava prevista para 2006 e as obras ainda não estão concluídas. Em relação aos novos equipamentos previstos para 2007, ainda nenhuma obra foi iniciada.
O ensino especial é totalmente ignorado na proposta da Câmara Municipal. Actualmente dezenas de crianças e jovens com deficiência deslocam-se diariamente para escolhas de outros concelhos.


Mais artigos de: Juventude

Bolsas da FCT estão atrasadas

Os atrasos na formalização das bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do pagamento dos subsídios mensais estão a prejudicar os bolseiros portugueses, alerta a Associação de Bolseiros de Investigação Cientifica.

Votar «sim» é garantir a liberdade de escolha

«Votar “sim”, não é votar a favor do aborto. É acabar com um flagelo social, um problema de saúde pública. O aborto clandestino é uma realidade no nosso país», afirmou Cristiana Fernandes, membro do regional de Castelo Branco da «Juventude em Movimento pelo Sim», na apresentação da plataforma, na Escola Secundária Campos...

Governo impede novas instalações

Notícias vindas a público recentemente referem que o Governo não avançou com o despacho necessário para a construção das novas instalações da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), apesar de 70 por cento do capital necessário provir de fundos comunitários.

«Não, obrigada» destrói propaganda da JCP

Propaganda da JCP pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez foi sistematicamente destruída em Aveiro. A Comissão Nacional de Eleições já foi contactada.

Mural em Lisboa

Cerca de 20 militantes da JCP participaram na pintura de um mural no Bairro Alto, em Lisboa, na noite de sexta-feira, pela despenalização da IVG. Entretanto, amanhã realiza-se um jantar regional, com debate e karaoke, no centro de trabalho Vitória, em Lisboa, às 20 horas. No sábado, na Associação Cultural e Recreativa do...